Mónica Graciela Zoppi Fontana

Concluiu Bacharelado em Letras – Universidad de Buenos Aires (1988) e Licenciatura en Enseñanza Media Especial e Superior en Letras – Universidad de Buenos Aires (1985); é Doutora em Lingüística pela Universidade Estadual de Campinas (1994). Atualmente é professora Livre-Docente do Departamento de Linguística, do Instituto de Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Campinas, atuando nos cursos de graduação e pós-graduação. Tem experiência docente e em pesquisa na área de Linguística, com ênfase nas especialidades de Semântica da Enunciação, Análise do Discurso e História das Ideias Linguísticas. É pesquisadora associada do Laboratório de Estudos Urbanos (LABEURB), NUDECRI/UNICAMP e participa do quadro docente do Mestrado Multidisciplinar em Jornalismo Científico e Cultural, IEL/LABJOR, UNICAMP. É pesquisadora associada do laboratório PLEIADE-Université de Paris 13. Participou em Programas Estaduais e Municipais de Formação Continuada de Professores em Língua Portuguesa e coordenou ambientes virtuais de educação à distância, nas modalidades de extensão e de ensino. Tem experiência na produção de material didático multimídia. É editora chefe do blog #LINGUÍSTICA e das redes sociais a ele associadas, destinado à divulgação dos estudos linguísticos. Coordena projetos de intercâmbio científico com universidades da América Latina (Argentina, México) e da Europa (França). Sua pesquisa aborda as temáticas da enunciação e dos processos de subjetivação no discurso, em particular relacionadas às questões de gênero, de políticas linguísticas e da argumentação. Tem trabalhado nos campos do saber urbano e linguagem, do discurso político e jurídico e na divulgação científica. Atuou como professora visitante junto a diversas instituições de ensino no exterior, entre as quais: a Universidad Autónoma de Xochimilco (México), Universidad de Buenos Aires, Universidad Nacional de Rosario y Universidad Nacional de Misiones (Argentina), Université de Paris 13-Villetaneuse (França), University of Montana (Estados Unidos).

Atílio Catosso Salles

Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual de Mato Grosso (2012), Mestrado em Ciências da Linguagem pela Universidade do Vale do Sapucaí (2014) e Doutorado em Ciências da Linguagem pela Universidade do Vale do Sapucaí (2017). Realizou estágio de Pós-Doutorado (CAPES/PNPD) no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem da Univás (2017-2018). Atualmente é professor adjunto do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem da Universidade do Vale do Sapucaí (UNIVÁS). Integra projetos de pesquisa interinstitucionais, em âmbito nacional e internacional, como participante e líder. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Teoria e Análise Linguística, atuando principalmente nos seguintes temas: Análise de Discurso, discurso e performance, memória, narratividade fílmica, arte, efeito presença e corpo. Sua tese “Corpo-em-arte: sujeito, presença e performance” recebeu menção honrosa do Prêmio ANPOLL (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Linguística) de Teses e Dissertações: Luiz Antônio Marcuschi (2018). Em 2018 publicou o livro Discurso e performance.

Mariana Luz Pessoa de Barros

Possui bacharelado e licenciatura em Língua Portuguesa (USP), mestrado (2006) e doutorado (2011) em Semiótica e Linguística Geral (USP) e Pós-Doutorado em Linguística (2016), pela USP. Realizou estágio de doutorado-sanduíche na Université Paris 8, sob supervisão do Prof. Dr. Denis Bertrand, no ano de 2010. Atuou como professora de língua portuguesa no Ensino Fundamental II e no Ensino Médio (ensino regular e EJA). Foi coordenadora do Fórum de Atualização em Pesquisas Semióticas (FAPS Ges-Usp) e coeditora da Revista Estudos Semióticos (USP). Atualmente, é professora adjunta do Departamento de Letras da Universidade Federal de São Carlos e líder do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Semiótica (UFSCar). Suas pesquisas envolvem os seguintes temas: linguística, estudos do texto e do discurso, semiótica, autobiografia, memória, tempo, ensino de língua portuguesa.

Renata Ciampone Mancini

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Rutgers University – EUA (1995), mestrado em Ciências Biológicas (Microbiologia) pela Universidade de São Paulo (1998) e doutorado em Linguística pela Universidade de São Paulo (2006), com estágio de doutorado-sanduíche na França (2004). Concluiu estágio de pós-doutorado na Universidade Paris 8 (bolsa Capes) em 2015. É Professora do Departamento de Ciências da Linguagem, na Universidade Federal Fluminense, onde ministra disciplinas de Linguística e Semiótica. Integra o corpo de pesquisadores do Programa de Pós-graduação em Estudos de Linguagem, com pesquisa nas áreas de Traduções Intersemióticas e Linguagens Híbridas, abordando os diálogos e interfaces entre linguagens na Literatura, Cinema, HQs e Videogames. Coordenou o GT de Semiótica da ANPOLL no biênio 2014-2016 e integrou a Diretoria da Associação Brasileira de Estudos Semióticos, no período de 2012 a 2017.

Gerardo Ramírez Vidal

Licenciado y maestro en Letras Clásicas por la Facultad de Filosofía y Letras de la UNAM; Doctor en Letras por la misma Facultad, con la tesis elaborada en el Istituto di Filosofia Facoltà di Magisterio de la Università degli Studi di Perugia, Italia (1997). Investigador de tiempo completo en el Centro de Estudios Clásicos. Instituto de Investigaciones Filológicas, Universidad Nacional Autónoma de México. Coordinador del Centro de Estudios Clásicos del Instituto de Investigaciones Filológicas de la UNAM. Sistema Nacional de Investigadores: Nivel II.

Rosana Ferrareto Lourenço Rodrigues

Pesquisadora Visitante em Estágio Pós-Doutoral no Departamento de Ciências Cognitivas da Case Western Reserve University, em Cleveland, Ohio, EUA. Doutora em Linguística e Língua Portuguesa (Área de concentração: Linguística Cognitiva ? Unesp), Mestre em Linguística (Área de Concentração: Argumentação e Retórica – Unifran), Especialista em Design Instrucional (2015) pela Universidade Federal de Itajubá e em Língua Inglesa (2006) pela Universidade de Franca e Licenciada em Letras (Português e Inglês ? Unifeg). É professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo – IFSP, área: Linguística e Letras (Português/Inglês), câmpus: São João da Boa Vista, com atuação também na Educação a distância. Atua, como pesquisadora, nas seguintes áreas: Linguística Cognitiva, Comunicação Científica, Escrita como processo de aprendizagem, Narrativa Cognitiva, Semântica de Frames, Multimodalidade na Linguagem, Argumentação e Retórica, Tecnologia e Educação, Metodologias Ativas

Renata Maria Facuri Coelho Marchezan

Professora do Programa de Pós-Graduação em Linguística e Língua Portuguesa da UNESP, câmpus de Araraquara, com Mestrado em Letras, pela mesma Universidade, Doutorado em Linguística, pela USP-Universidade de São Paulo, e Pós-Doutorado, pela University of Sheffield. Seus interesses de pesquisa e suas publicações situam-se nos domínios do dialogismo e da semiótica. Coordena o slovo-Grupo de estudos do discurso, no âmbito do qual desenvolve, atualmente, duas frentes de estudo do pensamento bakhtiniano: uma que examina suas fontes com vistas a uma verticalização dos conceitos; a outra que busca desdobrá-lo em práticas de análise discursiva.