Até o dia 22/10/2019, receberemos os trabalhos completos relativos às comunicações orais havidas no X SELINFRAN para publicação em Anais com ISBN. Os textos deverão ser enviados em formato .doc ou .docx para o e-mail: selinfran2019@gmail.com.
Somente serão publicados os trabalhos recebidos dentro do prazo estabelecido, elaborados conforme o modelo aqui apresentado, e devidamente revisados pelos professores orientadores (inclusive as referências).
Todos os textos deverão ser digitados em fonte Times New Roman, corpo tamanho 12, com espaçamento entrelinhas 1,5 e sem espaçamento entre parágrafos.
1. O trabalho deve ter no mínimo 10 páginas e no máximo 15 páginas, configuradas em papel tamanho A4, com margens 3 cm à esquerda e superior, e 2,5 cm à direita e inferior. O texto não deve ser numerado (não inserir números de páginas).
2. O título deve vir inteiro em maiúsculas, com fonte tamanho 12, em negrito e centralizado.
3. Duas linhas abaixo do título, o nome do autor, com o sobrenome inteiro em caixa alta.
4. Na linha abaixo do nome do autor, inserir o nome do orientador, com o sobrenome em caixa alta.
5. O primeiro tópico do texto é o resumo, que deve apresentar as informações gerais sobre o trabalho apresentado. O resumo deve ter espaço entrelinhas simples e não deve ultrapassar 10 linhas.
6. Logo abaixo do resumo, inserir de 3 a 5 palavras-chave.
7. Uma linha abaixo, inserir o Abstract, o mesmo texto do Resumo em português, vertido para o idioma inglês. O Abstract deve ter espaço entrelinhas simples e não deve, igualmente, ultrapassar 10 linhas.
8. Logo após o Abstract, inserir de 3 a 5 key words.
9. O texto deve ser dividido em tópicos, cujos títulos ficam a critério de seus autores, desde que observada a estrutura e conteúdo dos tópicos típicos desse gênero textual/discursivo (deve haver, ainda que com outros títulos, uma introdução do trabalho; a fundamentação teórica; análise e comentários sobre os resultados, mesmo que parciais, obtidos na análise).
10. O título e eventuais subtítulos dos tópicos devem vir em negrito e trazer somente a primeira letra em maiúscula e as demais em minúsculas. Devem ser numerados sequencialmente e alinhados à esquerda.
11. Não há espaçamento entre o título ou subtítulo e o texto de cada seção. Nem entre os tópicos do texto.
12. O texto deve ser justificado, com adentramento de parágrafos de 1,25 cm na primeira linha, sem espaçamento entre parágrafos.
13. As citações com mais de três linhas ficam em parágrafo de citação, com margem de 4 cm à esquerda, espaço simples, corpo 11. O trecho de citação deve ser seguido de sobrenome do autor, ano e página entre parênteses (SOBRENOME, 2010, p. 5). O espaçamento de uma linha antes e uma linha depois deve ser observado entre a citação e o corpo do texto. Citação com até três linhas deve ser inserida no texto corrente, usando-se aspas. Nomes de autores citados no texto corrente devem figurar em fonte normal; nomes de autores citados entre parênteses devem figurar em CAIXA ALTA. Toda citação direta deve indicar autor, ano e número da página.
14. Notas, se houver, devem ser inseridas no rodapé da página, isto é, posicionadas ao final da página em que é feita a chamada. No corpo do texto, as chamadas de notas de rodapé devem ser numeradas sequencialmente, com o número sobrescrito antes do sinal de pontuação. A nota de rodapé deve vir na mesma fonte do texto, com corpo tamanho 10 e entrelinhas simples. O texto das notas deve ser justificado também.
15. Anexos, se houver, figuram como última seção do artigo, depois das referências.
16. Figuras, quadros e tabelas devem ser inseridos no texto, numerados sequencialmente e legendados. Em caso de não terem sido produzidos pelo autor do texto, deve-se citar a fonte de onde foram retirados.
17. REFERÊNCIAS: o título “referências” deve figurar todo em maiúsculas, em negrito, sem numeração. As referências devem ser listadas em ordem alfabética ao final do texto. Devem ficar em parágrafo justificado, sem adentramento, espaço simples, com espaçamento de 6 pontos entre parágrafos. Vale ressaltar que se houver mais de uma obra do mesmo autor, seu nome deve ser substituído por um traço de seis toques. Obras de mesmo(s) autor(es) e de mesmo ano devem ser diferenciadas, empregando-se letras sequenciais do alfabeto (a, b, c…) imediatamente após a data de publicação. Seguem alguns exemplos:
CHARAUDEAU, P. Discurso Político. Tradução Fabiana Komesu e Dílson Ferreira da Cruz. 1. ed. 1ª reimpressão. São Paulo: Contexto, 2008.
EGGS, E. Ethos aristotélico, convicção e pragmática moderna. In: AMOSSY, Ruth (Org.). Imagens de si no discurso: a construção do ethos. 2. ed. 1ª reimpressão. São Paulo: Contexto, 2013, p. 29-56.
GOMES, L. G. F. F. Novela e sociedade no Brasil. Niterói: EdUFF, 1998.
MAINGUENEAU, D. Cenas da enunciação. POSSENTI, S.; SOUZA-E-SILVA, M. C. P. (Orgs.). São Paulo: Parábola, 2008a, p. 55-73.
______. A propósito do ethos. In: MOTTA, A. R.; SALGADO, L. (Orgs.). Ethos discursivo. São Paulo: Contexto, 2008b, p. 11-32.
XAVIER, A. C. O hipertexto na sociedade da informação. A constituição de um modo de comunicação digital. 220 p. Tese (Doutorado em Linguística). Universidade Estadual de Campinas/SP, 2002.